O som propaga-se na atmosfera em ondas que se deslocam a uma velocidade de cerca 340 metros por segundo. Assim, ouvindo-se determinado ruído e tendo sido visível a sua causa, basta contar o tempo que medeia entre a sua produção e a sua chegada aos nossos ouvidos e multiplicá-lo por 340. Ter-se-á achado a distância em metros a que nos encontramos do ponto onde foi produzido o som. Se o som demorar, por exemplo, 3 segundos, estaremos a 1020 metros do ponto onde se deu o fragor, pois 3X340 é igual a 1020.
· Pelo passo
Em passo normal, percorre-se 1 quilómetro em 10 minutos. Assim, para se calcular o comprimento do espaço percorrido, basta dividir o número de minutos gastos a atravessá-lo por 10 e teremos o número de quilómetros transpostos.
esquecer que o cartão da estádia deve estar colocado ao alto). Nessa altura marca-se 100 metros no ponto da estádia onde tocam os extremos da vara. E está regulado este instrumento para os 100 metros. Para as outras distâncias, procede-se de forma idêntica, colocando-se o escoteiro à distância respectiva.

Sem comentários:
Enviar um comentário